Pular para o conteúdo principal

COMO SE PREVENIR DE VÍRUS

Instale um anti-vírus - É muito importante ter um anti-vírus instalado em seu computador, porém o anti-vírus não protege completamente, existem diversos vírus que ainda não são capturados pelos anti-vírus por mais que eles estejam atualizados. E se sua máquina for infectada por algum vírus, o anti-vírus pode até remover, mas não é garantido que a remoção seja completa. 

Cuidado com arquivos .EXE, .SCR, .BAT, .COM, .CPL, .LNK - Todo arquivo possui uma extensão, os vírus no geral são aplicativos e possuem estas extensões citadas acima. Se você receber um e-mail de algum conhecido, e este falar pra você clicar no link para ver a "imagem" e você clicar e se deparar com o seguinte: 

  

Observe atentamente as linhas em vermelho. Se o tipo de arquivo for Aplicativo, cancele o download pois é vírus. Todo vírus vai aparecer como Aplicativo, se fosse uma imagem mesmo, apareceria Tipo: Imagem/Jpeg, e na extensão apareceria .jpg, e o ícone estaria diferente. Esse ícone branco com um topo azul é ícone padrão de aplicativo, e deve se tomar muito cuidado em abrir arquivos assim. 

Faça downloads em sites confiáveis - A maioria dos jogos de computador ou programas como FileZilla e etc, são aplicativos e tem a extensão .EXE, então o ideal é fazer downloads desse tipo, em sites confiáveis com o Baixaki, SuperDownloads, que já tem uma equipe pra testar os programas e verificar se tem vírus ou não, inclusive a maioria dos desenvolvedores enviam lá por conta própria. 

VirusTotal.com - Se desconfiar de algum arquivo, verifique ele no www.virustotal.com, esse site permite que você envie um arquivo suspeito para ser analisado por 43 anti-vírus diferentes, após a análise você poderá ter mais certeza se o arquivo é confiável ou não, e executá-lo em sua máquina. 

Mantenha o Windows e todos os programas do seu computador, atualizados - Muitos programas de computador, inclusive o próprio Windows possuem falhas (bugs) que podem ser exploradas por alguém mal-intencionado e este conseguir rodar algum arquivo .EXE na sua máquina, fazendo com que ela pegue vírus. Por via das dúvidas, só acesse sites confiáveis, existem muitos sites geralmente sites com cracks e serials, que induzem você baixar arquivos maliciosos no seu computador, e geralmente estes sites podem explorar vulnerabilidades na sua máquina também e até rodá-las caso encontre. 

Cuidado com PenDrives - Existe um vírus que se espalha por PenDrive, geralmente em computadores de LanHouses se você colocar seu PenDrive lá, certamente o vírus vai infectar seu PenDrive e quando você colocar na sua máquina e abrir, sua máquina será infectada também. Esse vírus cria um arquivo chamado autorun.inf no seu PenDrive e faz uma cópia dele mesmo para o PenDrive, só que estes arquivos ficam ocultos e você não poderá vê-los. Para saber se seu PenDrive está infectado é simples, basta colocá-lo no seu computador e quando aparecer a janelinha "Abrir Com...", verifique se a opção padrão está assim: 

Abrir pasta para exibir arquivos - Usando programa fornecido no PenDrive ou Open Folder to View Files - Usando programa fornecido no PenDrive. 

Se tiver escrito isso, seu PenDrive está infectado, a solução é baixar um programa chamado PenCleaner, para remoção do vírus, ou abrir o PenDrive com o Explorer, tirar seus arquivos de lá e formatar. 

O PenDrive, deve aparecer a frase Abrir pasta para exibir arquivos - Usando o Windows Explorer, e é essa a opção que você deve selecionar para não rodar o vírus. 

Monitore os processos do seu computador - Utilize o programa ProcessExplorer para monitorar tudo que está sendo executado no seu computador. Os vírus costumam ficar em execução o tempo todo, só que de forma oculta. Com o ProcessExplorer que é um Gerenciador de Tarefas melhorado, você pode ver tudo que está rodando no seu computador e se tiver algo suspeito, você poderá finalizar o processo e retirar da inicialização com o msconfig (Iniciar / Executar / msconfig). 

Instale uma máquina virtual para rodar aplicativos - Se você precisa estar rodando arquivo .EXE (aplicativo) toda hora, o ideal é instalar uma máquina virtual e usar ela pra rodar esses aplicativos. Se o vírus infectar a máquina virtual, é só você formatar ela e reinstalar novamente, o vírus não irá afetar seu computador nem prejudicar seus arquivos importantes. Existem vários programas para criação de máquinas virtuais, o Vmware por exemplo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS

O ciberataque: apertar um botão e desligar o mundo Funcionários da Agência de Segurança e Internet da Coreia do Sul analisam o alcance do ciberataque do WannaCry, na segunda-feira   AFP Na sexta-feira, Luis chegou muito cedo ao escritório. Ele deixaria prontas algumas tarefas de rotina e poucas horas depois estaria em Barajas pegando um voo a Mallorca. Sua namorada comprou com muita antecedência duas passagens e reservou um quarto em um hotel quatro estrelas. Tudo estava preparado, seria um final de semana romântico com escapadas a praias escondidas e passeios de bicicleta. Por volta das 10h (5h de Brasília), quando faltavam poucas horas para que saísse e deixasse para trás o calor de Madri, alguma coisa começou a sair do controle. Ele compreendeu imediatamente. Ele não passaria as próximas 72 horas em frente ao mar, como imaginava, mas diante do computador, fechado entre quatro paredes. O chefe do setor de  informática  do serviço secreto espa...

TIPOS DE ANTIVÍRUS

Relacionamos os 10 antivírus grátis mais usados no mercado mundial na atualidade. Se procura algum antivírus grátis para atender suas necessidades, leia a descrição resumida e as informações detalhadas de cada um deles nos respectivos links. Assim, baixará um antivírus de acordo com suas necessidades. 01.  AVG A versão 8 protege o computador em tempo real, possui um anti-spyware e um novo link scanner que protege o computador de vírus que se propagam quando você visita certas páginas da web. 02.  Avast Apesar da versão grátis desse software não possuir um sistema de scan heurístico para os emails e de estar no segundo lugar entre os antivírus mais usados do mundo, o Avast é, sem dúvida alguma, o melhor programa antivírus  grátis do mercado atualmente: protege seu computador em tempo real contra vírus, spyware, malwares, possui anti-rootkit integrados ao sistema e atualizações automáticas. É necessário registro (...

- HORA DO CAFÉ -